Festival Make Music Brasília – Banda Surdodum
Evento começa em 23/06 14:20

Descrição

Formado em 1994, o Surdodum trabalha a inclusão por meio de instrumentos de percussão. Coordenado pela professora e fonoaudióloga Ana Lúcia Soares, o grupo se apresenta nesta terça (25/10), no Clube do Choro.

Cinco surdos, cinco ouvintes voluntários e um cadeirante compõem a atual formação da banda. O projeto integra canto, dança e música por meio de um processo artístico e pedagógico.

Entre canções de MPB e faixas autorais, os integrantes surdos da banda trabalham o ritmo usando como referência a respiração, os ponteiros do relógio e as batidas do coração. A própria vibração da música nos instrumentos e no corpo também incrementa a assimilação de canções, ritmos e timbres.

A Banda SURDODUM apresenta-se no palco do Festival Make Music Brasília as 14:20h.

O Festival está sendo promovido pela loja de instrumentos musicais Fama Music, com apoio da Feira Moda Brasil e do ICP – Instituto de Musica Carlos Pial. O Objetivo é disseminar a cultura e levar ao público em geral o trabalho de grupos, bandas e escolas de música de Brasília, cujo propósito é disseminar a cultura através da música.

No dia, faremos uma campanha de arrecadação de alimentos como ação assistencial à entidade Casa Azul Felipe Augusto. Traga 1 kilo de alimentos para colaborar com a campanha.

O Festival conta com a apresentação de várias bandas que são ou nasceram de grupos de inclusão social e musical voltadas para o ensino na música na comunidade onde atua. Teremos o workshop com o percussionista maranhense Carlos Pial, que realizará uma apresentação envolvente com a participação do público presente, trazendo músicas de seu DVD Alquimía dos Sons, gravado ao vivo em 2015, explicando ao público a influência de ritmos e instrumentos afros na música brasileira. Confira a programação completa a seguir:
 9:00h. Abertura do Festival com a Oficina Musicando no Cerrado da Casa Azul Felipe Augusto – A banda mirim é parte do Programa Brincando e Educando, formado por crianças de 6 a 14 anos. A Casa Azul atua desde 1989 oferecendo assistência social a crianças, adolescentes e famílias, atendendo diariamente a cerca de 1400 crianças e jovens.
 9:40h. Alunos da Escola Embaixada da Música – Localizada na Asa Norte 716, é o ponto de encontro de mestres e alunos para o melhor da teoria, técnica e prática musical.
 10:20h.. Banda Batalá de Brasília: criada em 2003, é formada por 140 mulheres. Surdos, dobras, repique e caixas dão forma ao som da banda. Possui um CD gravado intitulado Xireé e vasta experiência em apresentações oficiais e particulares
 11:00h. Bateria Furiosa do DF: Mario Mitre e Fio de Castro comanda, desde 2012, o grupo de percussão de samba que participa do carnaval de blocos da cidade com o Bloco Fio Desencapado, composta por cerca de 100 ritmistas.
 11:40h. Workshop Carlos Pial – percussionista maranhense que vem acumulando experiência na área da música instrumental brasileira com grande sucesso. Tem quatro CD autorais: Maranhafricanizado (2002), Perfusão (2005), Etnia (2012) e Misturado (2014); dois DVDs: Videoaula de Cajon – Ritmos Brasileiros (2013), e Alquimia dos Sons (2015).
 12:20h. Orquestra Cajon Brasília – Criada em 2016, a orquestra traz diversos ritmos afro-brasileiros que irá empolgar o público. Traga seu Cajon para tocar junto com a orquestra e concorra ao sorteio de um cajon.
 13:00h. Alunos do ICP Instituto de Música Carlos Pial – Localizada da Asa Norte 208, escola especializada em uma gama bem diversificada de instrumentos de percussão com práticas grupais.
 13:40h. Duo Alvenaria: Ely Janoville e Mariano Toniatti Traz o espetáculo Confluências, com musicas autorais explosivas, dançantes e contemplativas.
 14:20h. Banda Surdodum – É formada em sua maioria por pessoas surdas e conta com a participação especial de voluntários ouvintes, tocando pop, soul, samba e afro da melhor qualidade.
 15:00h. Banda Maria Vai Casoutras: Banda de percussão feminina com o repertório diversificado e uma mistura de ritmos e sons. Traz uma nova roupagem para músicas já consagradas no cenário nacional e internacional, sem deixar de lado, clássicos do samba, forró e axé.
 15:40h. Banda Batida de Jota: Criada em 2015, traz a batida do tambor ao som de 6 amigas com misturas de ritmos brasileiros com diferencial eletrônico percussivo.
 16:20h. Groove do Bem Roda de Timbal – Criada em 2016 com propósito de reunir os músicos percussionistas de Brasília e de ensinar ritmos e manifestações regionais herdados da música e da força dos tambores. A banda promove oficinas e encontros para preservar e difundir nossas raízes e heranças culturais, na cidade que conta com um pedaço da cultura pulsante de cada estado brasileiro.
 17:00h. Grupo Patubatê – criado em 1999, leva criatividade e inovação aos palcos, com uma mistura inimaginável e sonoridade única, o Grupo produz um som sustentável ao ritmo brasileiro, a partir de instrumentos criados com sucata (latas, tonéis, baldes, panelas e peças de automóveis).
 17:40h. Banda Zero Estresse: Grupo de samba composto por amigos que se reúnem mensalmente em busca da qualidade de vida por meio da música.

O Festival mobilizará mais de 200 músicos das bandas citadas na programação, além do público em geral, que inclui pessoas convidadas para celebração mundial da música, mesmo sem nunca antes terem tocado um instrumento. O Festival Make Music Brasília ocorrerá no palco a ser montado ao lado da Fama Music na praça de alimentação da Feira Moda Brasil, situada no SIA Trecho 10 (antiga Multifeira), entre a Feira dos Importados e o Hipermercado Super Adega, no dia 23/06/2018, das 9:00h às 18:10h

Segundo Neide Okada, empresária da Fama Music e organizadora do evento “- A música tem um impacto positivo na comunidade. Foi comprovado que a música fortalece a conexão social, reduz o estresse, baixa a pressão sanguínea, estimula a memória e é fundamental para uma vida completa e divertida. Segundo Janete Alves da Cruz, empresária da Fama Music “- Ao participar do Make Music Brasília fomentamos todo tipo de iniciação musical e incentivamos a inclusão cultural. Na semana de 18 a 24 de junho, a loja oferece descontos especiais para quem visitar a Loja Fama Music (ao lado do Festival) e comprar instrumentos e acessórios musicais, além de concorrer a sorteios de instrumentos e acessórios.”

Por: Loja Fama Music – tel: 3233-6444 (Jane) ou 98333-8300 (Alberto)

Localização

Pegar direções

Contato

E-mail
famasolucoes@hotmail.com
Telefone
6132336444

Contato do Autor