Semana Nacional do Ensino da Música

Sobre

O QUÊ

A Semana Nacional do Ensino Musical é um período que foi instituído com o propósito de ressaltar a importância do ensino da música na formação do cidadão e despertar o interesse pela prática da música, seja ela vocal ou através de instrumentos musicais.
O FOCO é utilizar a educação como instrumento para gerar a paixão pela música. Queremos despertar no músico a motivação em compartilhar seus conhecimentos e, na população geral, o interesse em participar de uma experiência inicial e marcante, o que será motivador para que possam dar sequência nos estudos.

POR QUÊ

Cada vez mais estudos científicos mostram os benefícios de aprender a tocar um instrumento. O mais comum é relacionado ao aprendizado escolar. Estudar e praticar a música aumenta a capacidade dos alunos para aprender. Outra vantagem reconhecida por cientistas sobre o estudo de música são os impactos diretos sobre os resultados dos testes padronizados e aprendizado de novas línguas.

De acordo com os editores da revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de estudo musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram entre um ano e seis meses. O aprendizado de línguas mais rápido é outro destaque para quem quem estuda música, visto que os alunos aprendem a discernir campo e tempo.

QUEM ORGANIZA

A SENEM é uma iniciativa da ANAFIMA- Associação Nacional da Indústria da Música, com patrocínio da Namm Foundation, organização americana de fomento à música.

QUANDO

Concentraremos as atividades durante toda a semana de 19 a 25 de junho, sendo comemorado a partir de 19 de junho a Semana Nacional do Ensino da Música.

ORIGEM

É inspirada no 'National Learn to Play Day' ('Dia Nacional para Aprender a Tocar'), do Reino Unido, este ano será a terceira edição do projeto no Brasil

ONDE

Em todo o território nacional.